terça-feira, 19 de maio de 2015

CASAMENTO FELIZ, EXISTE?

A razão dessa reflexão é uma pergunta de uma irmã querida, que por motivos óbvios ocultarei o nome, me fez:

"Uma pessoa que conhece a palavra sofre no casamento, ambos crentes, pode separar e casar novamente, o que a bíblia diz?"

Primeiro, Deus não lhe fez pra sofrer.

O apóstolo Tiago diz que o homem se queixa das escolhas que ele mesmo toma.

Nem o seu sofrimento e nem o seu divórcio nasceram no coração de Deus.
Jesus disse que havendo o divórcio, sem que haja o adultério, ambos deveriam não se casar mais. Entendo que está palavra é dura, mas do Senhor.

E os que casam novamente? Bem, creio que Deus tratará com particularidade e com Sua graça cada caso.
O casal, principalmente cristão, deve esgotar todas as possibilidades para salvar o casamento. Procurem ajuda, encontro de casais, terapeutas, conselheiros, parentes próximos e sábios. E acima de tudo procurem se amar, exercitar o amor.

Creio que amar é mais que um sentimento, amar é uma escolha. O divórcio parece sempre ser o caminho mais fácil, mas está cheio de armadilhas e suas consequências são imprevisíveis.

O que você faria se o médico dissesse, após um grave acidente sofrido por você, que sua perna precisava ser amputada? Sei que você perguntaria a ele se não haveria outro jeito. Se o médico dissesse há, mas que ela nunca mais seria a mesma, você andaria mancando, ela teria vários parafusos ou ficaria mais curta que a outra.

Você iria preferir o que: ficar sem a perna ou tentar salvá- la, mesmo sabendo das dificuldades depois?

Já sei a resposta: salvá- la. E sabe por quê? Por que você amá seu corpo e mesmo cortada, enxertada, parafusada, curta é sua perna.

Deus fez o casamento para que ambos fossem uma só carne, e quando Deus os vê, enxerga o casal assim, como um só corpo.

Sabe por que as pessoas se divorciam com tanta facilidade?  Por que não se sentem ou nunca se sentiram uma só carne. Quem sente que a outra pessoa faz parte de si, com todas as dores e marcas posteriores lutará para não perder parte de si mesma.

Lute! Faça sua parte para que não haja a amputação do seu casamento, para que amanhã a vida, a consciência ou satanás não tenham do que lhe acusar e você tenha que conviver com a dor de não ter tentado mais. Porém, não havendo outro caminho, sei que Deus lhe dará graça para o novo começo. Pois só Ele pode fazer nascer uma perna no lugar de uma que a vida amputou.

E respondendo a pergunta se CASAMENTO FELIZ EXISTE, minha resposta é; NÃO!

O que existe são pessoas felizes que ao se casarem farão do lar, um lugar de felicidade. Mas o casamento em si, não pode fazer o infeliz em feliz. Se eu não me bastar, ninguém me bastará.

(Essa reflexão não tem como objetivo ser resposta a todos ou se quer esgotar um assunto tão complexo, vasto e sempre carregado de muitas dores.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário